buscape

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Bicão, calcanhar ou cabeça. Felipão relembra tempos de beque em treino


Treinador participa de atividade de finalizações no Palmeiras, cobra melhora nos cruzamentos e solta pérolas

Era só para ser um treino de finalizações na Academia de Futebol, na tarde desta segunda-feira. Uma atividade para melhorar a pontaria da equipe, que nesta edição do Campeonato Brasileiro tem sofrido para marcar – cria chances, mas a bola parece às vezes teimar em não entrar. Mas Luiz Felipe Scolari conseguiu mudar a cara do treinamento com bom humor e broncas.
Depois do 0 a 0 com o Grêmio, no último sábado, Felipão disse que o time tinha de criar uma maneira de chutar para gol sem chances para os arqueiros rivais. Na primeira atividade depois do empate no Canindé, o jeito foi tentar acertar os arremates.
Na situação simulada, os laterais recebiam e cruzavam para o meio, onde atacantes e meio-campistas esperavam para as conclusões. Com os recorrentes erros, Felipão não pensou duas vezes. Meteu-se na pequena área e esperava a bola chegar. A cada cruzamento ruim, o treinador, que no passado já foi zagueiro, tirava o perigo – ou a falta dele – com tranquilidade.
- Gerley, eu com 75 anos e gordo consegui tirar o teu cruzamento – bradou Felipão, que tem, na verdade, 62 anos.
De fato, Felipão não precisou se esforçar muito para tirar as bolas. Foram defesas de cabeça, de bico e até de calcanhar, em bolas cruzadas por Rivaldo, Luan, Gerley e Maikon Leite. Mas quando um cruzamento era feito com perfeição, o treinador também elogiava.
- Essa é a bola! É dar uma porrada no meio dela mesmo, Gerley!
A cobrança do treinador surtiu efeito, pelo menos na atividade acompanhada pelo Globoesporte.com. De dez bolas, os finalizadores acertaram seis conclusões – Pierre, que não foi relacionado na última partida, marcou três vezes.
O Palmeiras tem 21 gols em 15 jogos pelo Brasileirão. No jogo com o Grêmio, o time chutou a gol 24 vezes, sem conseguir marcar. Na competição, a equipe ocupa a quinta posição, com 27 pontos – seis a menos que o líder Flamengo. O próximo jogo do Alviverde é contra o Vasco, domingo, em São Januário. Antes disso, o time pega o mesmo adversário, também no Rio de Janeiro, mas pela estreia na Copa Sul-Americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário