buscape

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Empatados no Brasileirão, Vasco e Palmeiras duelam pela Sul-Americana

montagem Ricardo Gomes Vasco Felipão Palmeiras (Foto: Editoria de Arte)Ricardo Gomes e Felipão fazem bom duelo nesta
quinta, em São Januário (Foto: Editoria de Arte)
Vasco e Palmeiras se enfrentam na noite desta quinta-feira, às 21h50m (de Brasília), em São Januário, em confronto válido pela Copa Sul-Americana. Será o primeiro de uma série de três jogos, sendo um pelo Campeonato Brasileiro e outros dois que definirão a classificação para a segunda fase do torneio internacional. E no que depender do retrospecto recente das duas equipes, a palavra que marcará os confrontos é equilíbrio.
Vasco e Palmeiras estão com o mesmo número de pontos na tabela do Brasileiro: 27. Como tem uma vitória a mais, o clube carioca está à frente na tabela. O tira-teima para mudar este panorama só vai acontecer no próximo domingo, também em São Januário. No entanto, este primeiro duelo pode acabar sendo uma prévia do que está por vir.
De um lado, o Palmeiras entra com a esperança de trilhar um caminho mais curto para chegar à sonhada Libertadores, já que o campeão da Sul-Americana ganha uma vaga na competição. O Vasco não pensa desta maneira, já que está assegurado no torneio por ter conquistado a Copa  do Brasil. No entanto, quem pensa que o clube ignorou a competição está enganado. Apesar de ter feito modificações na equipe, o pensamento do Vasco é um só: entrar na briga pelo título.
O SporTV transmite o jogo ao vivo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O gaúcho Leandro Vuaden apita o duelo. Ele será auxiliado pelo conterrâneo Altemir Hausmann e pelo pernambucano Erich Bandeira. Todo o trio faz parte do quadro da Fifa.
header o que esta em jogo
Vasco: o time quer largar na frente para entrar em vantagem na luta pela classificação. O objetivo é alcançar a fase internacional da Sul-Americana e já começar a ambientar o grupo com o clima das partidas fora do país. Assim, terá início um verdadeiro vestibular para a Libertadores, grande objetivo da próxima temporada.
Palmeiras: mais uma chance para o time de Felipão buscar vaga na Libertadores do ano que vem, uma obsessão dentro do clube. Por isso, o técnico avisou que não vai priorizar competições como fez no ano passado – e o Verdão acabou de mãos vazias em todos os torneios que disputou.
header as escalações 2
Vasco: o técnico Ricardo Gomes promoveu algumas modificações na equipe que vinha jogando o Campeonato Brasileiro. O objetivo é dar mais ritmo de jogo a alguns jogadores que estavam há algum tempo sem começar jogando, casos de Julinho, Bernardo e Elton. Juninho Pernambucano é outro que volta como titular, e Renato Silva fará sua estreia na zaga. Felipe e Eder Luis passam a ser opções no banco. O Vasco vai entrar com: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Anderson Martins e Julinho; Romulo, Jumar, Juninho Pernambucano e Bernardo; Diego Souza e Elton.

Palmeiras: Felipão não deve poupar jogadores para o duelo, tanto que até o goleiro Marcos viajou com a delegação. A única dúvida é na zaga, entre Henrique e Maurício Ramos. No lugar de Valdivia, que está com a seleção chilena, Patrik foi o escolhido. O time: Marcos, Cicinho, Thiago Heleno, Henrique (Maurício Ramos) e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik e Luan; Maikon Leite e Kleber.
quem esta fora
Vasco: convocado para a Seleção Brasileira, Dedé será substituído por Renato Silva. Já Alecsandro, poupado, não vai nem para o banco de reservas.
Palmeiras: o meia Valdivia, que jogou amistoso da seleção chilena contra a França, nesta quarta-feira, e o lateral-esquerdo Gabriel Silva, na disputa do Mundial Sub-20 com a Seleção Brasileira, são os desfalques.
header fique de olho 2
Vasco:  artilheiro do time na temporada com 12 gols, Bernardo volta a ser titular após três jogos em que nem participou. Motivado, o apoiador quer reconquistar o seu espaço e provar que o tempo que ficou sem jogar foi injusto.

Palmeiras: o atacante Kleber enfrenta seu maior jejum de gols no ano – são seis jogos sem balançar as redes. Diante do Vasco, o Gladiador vai com sede de gol para acabar com a fase de seca. Ele não marca desde 19 de junho, quando fez dois na goleada por 5 a 0 sobre o Avaí, pelo Brasileirão.
header o que eles disseram
Ricardo Gomes, técnico do Vasco: Precisamos de grandes jogos no futebol. Nada melhor do que um Vasco e Palmeiras.  Teremos três jogos disputadíssimos contra eles. Na Sul-Americana, só nos interessa chegar na final e conquistar o título. Não temos a motivação da Libertadores. É uma competição internacional e, consequentemente, temos que disputá-la com empenho. É isso que vamos fazer”.
Felipão, técnico do Palmeiras: Difere apenas a fórmula do campeonato e o enfoque do jogo. Na Sul-Americana são apenas dois jogos para decidirmos nossa sorte, então vamos ver de que forma podemos ter alguma vantagem contra o Vasco. Vamos nos colocar em campo para usufruir do regulamento”.
header números e curiosidades
* Este é o segundo confronto entre Vasco e Palmeiras na história da Copa Sul-Americana. Na primeira partida, em 2008, os paulistas levaram a melhor e avançaram para a próxima fase ao perderem por 3 a 1 em São Januário, e vencerem por 3 a 0 no Palestra Itália.
* Somando todas as competições e amistosos, as equipes se enfrentaram 32 vezes em São Januário, com 16 vitórias do Vasco, nove empates e sete triunfos do Palmeiras. Apenas quatro desses jogos terminaram sem gols.
* A história recente do confronto apresenta três decisões empolgantes. Em 1997, as equipes fizeram a final doBrasileiro, e o Vasco se sagrou campeão após dois empates sem gols no
Morumbi e no Maracanã. Em 2000, mais duas decisões, com uma conquista para cada lado. O Verdão ficou com o Torneio Rio-São Paulo, e a equipe carioca sagrou-se campeã da Copa Mercosul em uma decisão histórica com o Palmeiras (2 a 0, 0 a 1 e 4 a 3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário