buscape

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Felipão critica categorias de base do Palmeiras: 'Não faço milagre!'

Técnico relata caso de jogador 'que não sabia chutar com pé direito'. Outros treinadores, como Luxa e Muricy, já haviam se queixado do departamento

O Palmeiras tem tradição em formar bons goleiros, mas há tempos não revela um bom jogador de linha. Técnicos como Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho passaram pelo clube e se queixaram da falta de qualidade dos jogadores da base do Verdão. Mas foi Luiz Felipe Scolari quem resolveu, nesta sexta-feira, expor de maneira mais veemente sua insatisfação. Segundo o técnico, não há um único bom jogador em condições de ser lançado no time de cima.
- Os bons da base estão aqui comigo, não tem jogadores bons (...) Ter alguém que pode ser igual a um reserva, isso não muda nada para mim – afirmou Felipão, ao ser questionado se não poderia suprir as carências do elenco com garotos dos juniores.
Ao reclamar da base, Felipão pode estar mexendo num vespeiro perigoso. Muricy e Luxa nunca escancararam a insatisfação com o departamento justamente para que não sofressem retaliações políticas - a base é comandada por conselheiros influentes. Felipão parece não ter esse melindre.
- Lá na base vão ficar bravos comigo. Que fiquem! Se não tem jogadores bons da base, eu não faço milagre!
Luiz Felipe Scolari, o Felipão, técnico do Palmeiras (Foto: Marcos Guerra, Globoesporte.com)Luiz Felipe Scolari reprova as equipes de base do Palmeiras (Foto: Marcos Guerra, Globoesporte.com)
No clube, há muita expectativa em torno do meia Patrick Vieira. Felipão, porém, parece não se empolgar com o jogador.
Lá na base vão ficar bravos comigo. Que fiquem! Se não tem jogadores bons da base, eu não faço milagre"
Felipão
- Ele chegou aqui e não sabia chutar com o pé direito. Tive de passar seis meses com ele e só agora que ele começou a chutar com o pé direito. Como é que eu vou colocar um jogador para enfrentar um Santos, um Corinthians, sem saber chutar com o pé direito?! Tem de colocar esses meninos com responsabilidade. Eles não são a solução – argumentou Felipão.
Dos oito jogadores da base que estão no elenco profissional, apenas o lateral-esquerdo Gabriel Silva é titular - e Deola reveza com Marcos no gol do Verdão. O meia Patrik tem sido aproveitado com frequência e o atacante Vinícius, aos poucos, ganha seu espaço na equipe. Já os goleiros Fábio e Raphael, o lateral Bruno e o meia Patrick Vieira ainda não estrearam.
- Se o jogador é bom, eu coloco ele com 10 anos de idade. Mas sempre tem de mesclar, como fiz na época do Grêmio – recordou.
O outro lado
Procurado pela reportagem, o diretor das equipes de base do Palmeiras, Jair Jussio, disse que não entende o motivo das críticas de Felipão.
- Não entendi essa declaração dele porque essa semana mesmo foram dois jogadores dos juvenis para lá. Não sei por que ele disse isso. O que posso falar que ele conhece o profissional e eu conheço a base.
Jussio admitiu, no entanto, que não há hoje, na base, ninguém preparado para assumir uma condição de destaque no time principal do Palmeiras. Ele comentou também o caso citado por Felipão do meia Patrick Vieira, "que não sabia chutar de pé direito."
- Ainda não tem um jogador que está pronto, estamos fazendo um trabalho para preparar esse jogadores. Em relação ao Patrick Vieira, cada um tem uma caracterísitica de jogar, talvez não seja a característica que ele goste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário